Pular para o conteúdo

Certificação em CNV

15/05/2018

Entrei em contato com a Comunicação Não-Violenta (CNV) pela primeira vez através do livro de Marshall Rosenberg, que ganhei de presente. Dei uma lida por cima, achei interessante, mas nada mudou em minha vida ou em minha atuação como psicóloga.

O livro ficou na gaveta por uns 2 anos, até que participei de um curso intensivo de 10 dias e só então pude experimentar na prática e realmente entender do que se trata a Comunicação Não-Violenta.

Costumo fazer uma analogia com práticas como a natação, o aprendizado de idiomas ou atividades físicas: posso ler a respeito de como nadar mas só vou aprender realmente entrando na água e praticando. O aprendizado da CNV também acontece assim, por meio da experimentação vivencial. É um aprendizado prático e não mental ou teórico apenas. Aprender CNV, portanto, leva tempo, pois não basta a simples compreensão intelectual. É necessária a vivência, a experimentação prática e a integração da experiência do paradigma que a CNV propõe.

O Processo de Certificação oferecido pelo Centro Internacional de Comunicação Não-Violenta (CNVC), criado por Marshall Rosenberg, valoriza muito essa característica vivencial. É um processo muito diferente da certificação em outras áreas de conhecimento. O Centro Internacional não oferece cursos de certificação, mas sim processos que envolvem mentoria com instrutores experientes, que acompanham os candidatos em seu processo pessoal de vivência e de partilha da CNV.

Para se candidatar à certificação, a pessoa precisa já ter participado de vários cursos, estar experimentando há algum tempo e vivenciando em seu dia a dia a qualidade de presença e consciência que a CNV propõe. Muitos dos candidatos à certificação são inclusive instrutores experientes há vários anos.

Além disso, ao contrário de outros certificados, este não é um ‘diploma’ vitalício. A cada ano os instrutores renovam sua certificação demonstrando seu compromisso e alinhamento com os valores estabelecidos pelo CNVC, e compartilhados por essa comunidade de instrutores.

Ao nos tornarmos instrutores certificados pelo Centro Internacional de Comunicação Não-Violenta, passamos a fazer parte de uma comunidade internacional que se apóia mutuamente, e partilha de valores comuns e do compromisso em zelar pela qualidade do ensino e partilha da CNV ao redor do mundo.

No Brasil não há atualmente nenhum instrutor certificado, mas existem alguns facilitadores experientes. A certificação pelo CNVC não é pré requisito para partilhar ou trabalhar com CNV.  É apenas um atestado de que a pessoa passou pelo processo de certificação e se compromete a zelar pelos princípios e valores compartilhados pela comunidade de facilitadores ligados ao Centro Internacional.

A certificação pode durar alguns anos e depende muito do processo individual de cada um. São pré-requisitos para a certificação: pelo menos um ano de experiência partilhando CNV (como facilitador não certificado), incluindo facilitação de workshops e grupos de prática; experiência significativa (e orientação) de pelo menos 3 instrutores certificados; pelo menos 50 dias de participação em cursos de CNV durante o período de 3 a 5 anos; registros de workshops e diário pessoal para apoiar o aprendizado e o progresso pessoal.

Eu e o Yuri buscamos viver em nosso dia a dia essa ‘consciência’ e ‘paradigma’ da CNV há vários anos. Nosso desenvolvimento com a CNV vem acontecendo em nossa vida diária e por meio de cursos, convivência, troca e apoio de várias pessoas e instrutores de vários países. Partilhamos a CNV desde 2011 mas somente em 2017 tivemos vontade em nos engajar ao processo de certificação e nos integrar mais firmemente à essa rede internacional de facilitadores.

Em nosso processo temos sido acompanhados por uma ‘assessor’, que tem quase 30 anos de experiência em CNV. O ‘assessor’ é um instrutor certificado com muitos anos de experiência, que tem a função de acompanhar e oferecer uma espécie de mentoria aos candidatos em seu processo de certificação.

Em nosso processo, nós mantemos registros escritos dos cursos que oferecemos, um diário pessoal, encontros regulares com duplas de empatia, sessões individuais com nossa ‘assessor’/mentora, participamos de encontros online com outros colegas e de encontros presenciais. Acompanhamos nossa mentora em cursos que ela oferece, e ela também nos acompanha quando partilhamos a CNV.

Este mês participaremos do primeiro retiro de 10 dias que está sendo oferecido especialmente para candidatos à certificação! O encontro acontecerá nos Estados Unidos e estarão presentes ‘assessors’ e instrutores certificados, além dos candidatos de vários países. Estamos muito felizes e animados para este RETIRO!

** Mais informações sobre o processo de certificação no site do Centro Internacional de Comunicação Não-Violenta: https://www.cnvc.org/training/certification.html

 

 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: