Pular para o conteúdo

Fórum ZEGG

09/06/2018

Do site da Comunidade Zegg: https://www.zegg.de/en/program/zegg-forum/52-zegg-community/144-zegg-forum.html

(Tradução e adaptação: Sandra Caselato)

 

Em 1978, a comunidade Zegg surgiu a partir da ideia de criar as bases para uma nova cultura, livre de violência, em harmonia com a natureza e com todos os seres. Para isso, precisávamos de um processo forte, capaz de gerar confiança. Este foi o começo do que hoje chamamos de Fórum ZEGG.

Nesse meio tempo, o Fórum se espalhou da nossa comunidade para o mundo. Muitas comunidades em muitos países aprenderam o Fórum com instrutores da comunidade ZEGG e o estão utilizando em seu próprio processo de construção de comunidades.

Em nossa experiência, o Fórum é uma das maiores ferramentas para criar a coesão de um grupo.

 

A transparência cria confiança

O Fórum ZEGG é um processo profundo e íntimo para grupos com até 50 participantes. O objetivo é revelar o que é autêntico, vivo e verdadeiro dentro de nós. O Fórum propicia um espaço de confiança e abertura entre as pessoas. Os participantes experimentam a liberdade para serem quem realmente são, enquanto os outros testemunham esse processo pessoal. Em muitas circunstâncias sociais, “ser observado através dos olhos dos outros” pode ser experimentado como “a morte das minhas possibilidades”. O Fórum supera essa dificuldade. Nesse ambiente de apoio, os olhos dos outros deixam de ser “a morte de minhas possibilidades” e, ao contrário, servem como geradores de cura, crescimento e empoderamento. Eu posso experimentar estar totalmente protegido enquanto exponho minha profunda vulnerabilidade. Posso experimentar que a minha maior abertura é a minha maior proteção, pois sou aceito e apoiado por outros.

O Fórum cria uma grande compreensão mútua através do contato com esta jornada interna e externa. Durante a jornada, certamente também encontraremos nossas dores escondidas na sombra. Se permanecermos presentes com elas, seremos capazes de sentir os sentimentos envolvidos e seguir em frente, fortalecidos. O processo ajuda a todos os envolvidos a ir além da polidez e além dos jogos sociais de disfarce e de se esconder. Uma pessoa conectada com sua verdade interior, não importa quão machucada esteja, é sempre bonita e o processo cria amor. “Enxergar profundamente é amar” – essa é muitas vezes a experiência que se ganha no Fórum.

 

A prática do Fórum 

Os participantes do Fórum geralmente assumem um dos três papéis: o “apresentador” ou “protagonista“, o “facilitador” do Fórum e os “espelhos“.

O grupo se reúne em um círculo. O protagonista entra no meio para compartilhar sua experiência interior atual, algo que esteja em movimento. Ele é convidado a usar todo o espaço do centro, sentindo-se livre para se movimentar, falar, agir e se conectar com seus sentimentos. O único objetivo é ser ou se tornar autêntico. No centro, a pessoa pode ser melhor ouvida em diferentes níveis do que se permanecesse sentada no círculo.

Os “espelhos” ouvem ‘verbal e intelectualmente’ e tentam estar atentos a outros aspectos, como o tom de voz, os movimentos do corpo e a “energia” do apresentador. O círculo apoia o protagonista com sua plena presença e consciência amorosa. O papel das pessoa no círculo é perceber e testemunhar o processo de quem está no centro. Pode ser muito poderoso e tocante testemunhar uma pessoa indo mais fundo em seus processos.  Frequentemente, os tópicos abordam problemas que muitos outros no grupo também têm e seus próprios processos são acionados. Assim, podemos aprender que nossos processos emocionais são semelhantes; tudo o que acontece no centro serve como um exemplo de processos semelhantes em muitos dos que observam.

Os “facilitadores” desempenham um papel importante no processo do Fórum e passam por um treinamento profundo. Isso os ajuda a se tornarem mais autênticos e a aprender a permanecer presentes com as emoções que podem surgir no círculo. Os facilitadores atuam como “parteiras” para auxiliar o processo autêntico pelo qual passa o apresentador. O ideal é que haja dois facilitadores – um homem e uma mulher. Apenas os facilitadores interferem no processo: eles podem intervir a qualquer momento (mas os outros observadores não intervêm). Os facilitadores recebem a confiança do grupo para guiar o processo de acordo com sua experiência e intuição. O objetivo do facilitador é apoiar a revelar a verdade pessoal de quem está no centro, seu poder e potencial.

 

Empatia – apoio por meio de feedback entre pares

Quando o protagonista termina, outras pessoas podem entrar no centro para compartilhar o que perceberam. Nós chamamos isso de “espelho“. Isso significa que os participantes oferecem sua perspectiva pessoal do que viram. É um presente para o protagonista saber o que os outros pensam ou sentem sobre ele e o que têm a dizer, a fim de complementar, ampliar e aguçar a questão apresentada.  No caminho de crescimento da experiência pessoal, essa forma de feedback social é indispensável.

O espelho não é oferecido a partir da cadeira no círculo, mas a partir do centro [quem oferece o espelho fica em pé dentro do círculo]. Isso ressalta a natureza pessoal do espelho – é uma percepção pessoal. Cada espelho é subjetivo. E é assim que deve ser. É o protagonista que assume a responsabilidade de aceitar ou recusar o insight de um espelho, dependendo se faz sentido para ele ou não. Mesmo o melhor espelho é apenas um sinal no nosso caminho; isso não nos poupa de andar por nós mesmos.

Um Fórum eficaz e habilidoso trará a tona nossas sombras temidas com humor, ou de maneira teatral e não personalizada, para que possam ser percebidas sem julgamento. Às vezes, a mudança de energia pode ser muito sutil, como quando o facilitador convida o apresentador a se mover mais rápido, ou a exagerar nos gestos, ou a colocar um som no sentimento. Experimentar formas diferentes de comportamento e processos emocionais teatrais ajuda o protagonista a se afastar de seus estados emocionais. Ele aprende que ele é mais do que apenas suas emoções mutáveis.

 

Nós vemos o Fórum como nossa contribuição para o mundo que queremos ver – um mundo que se forma a partir do fundo do coração das pessoas. O Fórum faz parte da cola que mantém a nossa comunidade viva e unida, ele está no coração da nossa comunidade. 

 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: