Pular para o conteúdo

Voltar ou não ao Brasil?

23/04/2011

Este texto foi publicado na coluna mensal que escrevo para a revista Alternativa Nishi e Alternativa Higashi (revista brasileira no Japão).

…………….

Voltar ou não ao Brasil?

Devido aos terremotos e recente tsunami que afetaram o Japão, muitos brasileiros decidiram se mudar temporária ou permanentemente para o Brasil.

Mesmo pessoas que tinham suas vidas estabelecidas há muitos anos no Japão e já não pensavam mais em voltar a morar no Brasil estão neste momento considerando esta possibilidade.

Num período de estresse como este que estamos passando, é comum termos fortes reações emocionais, que afetam nosso julgamento e dificultam nossa tomada de decisão. Podemos nos sentir mais vulneráveis não somente frente aos fatos em si, mas às informações da mídia, às opiniões de amigos e familiares, etc., que são muitas vezes contraditórias e extremas. Nossa capacidade de avaliação tende a ficar prejudicada e podemos tomar decisões impulsivas ou baseadas somente em influências externas.

É claro que para tomar uma decisão como esta precisamos levar em conta as informações externas. Porém, para que não nos arrependamos mais tarde, é importante buscarmos nos centrar mais em nós mesmos, entrar em contato com nossas próprias emoções e necessidades, “escutá-las”, entendê-las e elaborá-las, fortalecendo nossa capacidade interna de avaliação.

Encontrar um equilíbrio entre a razão e a emoção e focar em nossas necessidades internas é o que nos ajuda a resolver satisfatoriamente os conflitos que encontramos em nossa vida e a tomar decisões que nos trazem mais realização pessoal e felicidade.

Não existem decisões certas ou erradas, boas ou ruins, mas sim aquelas que estão ou não de acordo com nossos valores pessoais e necessidades internas, e que nos trarão ou não felicidade e satisfação em cada momento de nossas vidas.

Assim, às vezes também pode ser importante tomar uma decisão temporária, que pode mudar no futuro, já que é bastante difícil decidir algo definitivamente sob tensão e estresse, mas também é impossível nos isolarmos completamente de toda pressão.

Falar sobre nossas preocupações, dúvidas e o que estamos sentindo pode ajudar muito a tomar decisões mais equilibradas, pautadas em nossos valores e necessidades. Existem vários serviços disponíveis por telefone no Japão, com profissionais preparados para ouvir sem julgar e ajudar a tomar uma decisão num momento como este. O Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão (SABJA) é um deles, e está com duas linhas telefônicas com psicólogas de plantão. Os números são 050-5534-3475 (Sandra) e 050-5806-5754 (Lucia). 

 

2 Comentários leave one →
  1. Alberto permalink
    23/04/2011 10:23 PM

    Otimo texto, parabens !!!

  2. Taku permalink
    23/04/2011 10:27 PM

    Achei otimo os toques e sugestoes do texto.
    Tambem acho que todos precisam pensar muito e analisar bastante os pontos positivos e negativos de voltarem ao Brasil por pressao de familiares.

Deixe um comentário